Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Bolsonaro e generais presos: qual o crime cometido?

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça (25) o “trânsito em julgado” do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão por supostamente liderar um plano de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os demais condenados do chamado "núcleo 1" da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) também tiveram as ações concluídas e início do cumprimento das penas.

A decisão ocorreu um dia depois do fim do prazo para as defesas recorrerem com os chamados "embargos de declaração", e que a de Bolsonaro não recorreu. Há a expectativa de que os advogados do ex-presidente ainda tentem recorrer com os chamados "embargos infringentes", que têm prazo até sexta (28).

A Justiça brasileira, assim, parece que definitivamente faz julgamentos pelas intenções, não pelos atos; julga pelas suspeitas, não pelas ações; colhe as narrativas, e não os fatos.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (25). Participam hoje do programa o vereador Guilherme Kilter, o professor da FGV Daniel Vargas e a cientista política Júlia Lucy.

Generais Heleno e Paulo Nogueira são presos

O programa também irá abordar os mandados de prisão definitiva dos generais Augusto Heleno e Paulo Nogueira, ex-ministros do governo Bolsonaro, condenados pelo núcleo 1 da suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022 pelo STF. Eles foram levados ao Comando Militar do Planalto, em Brasília (DF). A prisão foi acompanhada por generais de quatro estrelas, como determinam as regras das Forças Armadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.