Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Entre defesa do clima e de ditadura venezuelana, Lula escolhe Maduro

Às vésperas do início da 30ª Conferência das Partes, a COP 30, que começa em Belém-PA na próxima segunda-feira, o presidente Lula decidiu que prestar solidariedade ao ditador Nicolás Maduro era mais importante. O petista se ausentará dos compromissos preparatórios e vai viajar no fim de semana para a Colômbia, para participar do encontro de cúpula dos países caribenhos e da União Europeia.

Quem justificou a viagem de Lula e os motivos foi o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira: "É um apoio, é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse, e é a posição da nossa política externa, de que a América Latina e, sobretudo, a América do Sul, onde nós estamos, é uma região de paz e cooperação". Os laços entre Brasil e a ditadura venezuelana se estreitam cada vez mais neste terceiro mandato de Lula.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quinta-feira (06). Hoje participam do programa o jurista André Marsiglia, o escritor Francisco Escorsim e o jornalista da Gazeta do Povo Omar Godoy.

Equiparar facções a terroristas é "politização", diz Gilmar Mendes

O programa também vai abordar a declaração do ministro do STF Gilmar Mendes, segundo a qual não há necessidade de equiparar facções criminosas a organizações terroristas. A fala ocorreu nesta quarta-feira (5), em entrevista coletiva durante o 1º Fórum de Buenos Aires. O evento faz parte de uma série de seminários do Instituto de Direito Público (IDP), do qual Gilmar é sócio. O ministro avaliou que "existe um excesso de politização em torno do combate ao crime".

PT fala em “espionagem” e aciona STF contra Castro

Outro tema será a movimentação do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), que acionou o STF contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por supostos crimes de espionagem e atentado à soberania nacional. O petista acusa o governador de ser um "informante" dos Estados Unidos. A representação foi protocolada na segunda-feira (3) após a megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) na capital fluminense.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.