Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Família Moraes tenta dar “jeitinho” para fugir de Magnitsky

Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, foi incluída nas sanções da Lei Magnitsky dos EUA, que bloqueiam bens e proíbem transações com cidadãos e empresas norte-americanas. Em resposta, ela registrou um novo CNPJ para seu escritório de advocacia em Brasília, com capital social de R$ 100 mil.

No entanto, devido à "regra dos 50%", que aplica sanções automáticas a entidades com 50% ou mais de participação de indivíduos sancionados, o novo escritório também está sujeito às mesmas restrições. Além disso, o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, do qual Viviane possui 25% de participação, também foi alvo das sanções.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (29). Hoje participam do programa o ex-procurador Deltan Dallagnol, o vereador Guilherme Kilter e o jurista André Marsiglia.

Luiz Fux absolve mais dois réus do 8/1

O programa também vai abordar os votos do ministro Luiz Fux, que voltou a divergir de Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados à suposta trama golpista. Na quinta-feira (25), Fux apresentou os seus votos no julgamento de dois réus relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, na direção da absolvição de crimes em ambos os casos.

No primeiro caso, defendeu a absolvição de Cristiane Angélica Dumont Araújo, acusada de participar das invasões ao Palácio do Planalto e ao Congresso. Para Fux, as imagens não demonstram que ela tenha danificado bens públicos, e os elementos do processo contradizem a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que a imputava cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bem tombado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.