O ministro Alexandre de Moraes, depois da divulgação de um suposto lobby em favor do Banco Master, tentou se explicar. Segundo ele, as conversas com a instituição, na verdade, foram todas para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky, a que foi submetido por Donald Trump em julho deste ano e posteriormente retirado.
Em nota, Moraes disse que nas conversas "foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito". A versão do ministro se sustenta ou logo vai cair?
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (23). Participam do programa de hoje o escritor Francisco Escorsim, o vereador Guilherme Kilter e o professor da FGV Daniel Vargas.
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro
O programa também vai falar a respeito da decisão, de hoje (23), em que Moraes autorizou a relização de uma cirurgia no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente será internado nesta quarta-feira (24) e o procedimento cuidará de duas hérnias na virilha do quadro de soluços que chegam, de acordo com o laudo da Polícia Federal, a 40 por minuto.
Lula assina indulto mas exclui manifestantes
Também tema da conversa será o indulto natalino do presidente Lula, publicado hoje (23) no Diário Oficial da União. O petista menciona expressamente que não estão contemplados pelo benefício quaisquer condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, o que alcança tanto os integrantes dos núcleos das ações por suposto golpe quanto os manifestantes de 8 de janeiro de 2023.
Lula celebra união com republicano
Os convidados vão analisar ainda a declaração de Lula a respeito de sua relação com Donald Trump. "Quando muita gente imaginava que eu e o Trump iríamos entrar em guerra, nós terminamos virando amigos", declarou o petista nesta terça-feira (23), durante cerimônia de assinatura de um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação da cultura nacional.
"Racismo religioso": MPF processa Claudia Leitte
Por fim, o programa vai falar a respeito da ação do Ministério Público Federal (MPF) contra a cantora Claudia Leitte. O órgão a acusa de intolerância religiosa após a alteração de letras de músicas de axé music em apresentações públicas. A ação tramita na 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador e pede indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, além da imposição de restrições à atuação artística da cantora.



