Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

“O mais forte do mundo”: Moraes exalta poder do Judiciário brasileiro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou, nesta terça-feira (2), no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que o Judiciário brasileiro "vive sob ataque" porque, segundo ele, "não há no mundo um Poder Judiciário tão forte quanto o Poder Judiciário no Brasil".

No discurso, o ministro destacou a dimensão do sistema de Justiça no país, com quase 19 mil juízes em diferentes ramos, atuando em vários temas. Em seguida, alertou que "isso não passou desapercebido de outros grupos de influência, de outros grupos econômicos, de outros grupos políticos".

Hoje o Judiciário brasileiro custa 1,61% do PIB, enquanto a média dos outros países fica em 0,37%. Moraes reivindicou aumento salarial, na mesma palestra, ainda que o salário médio dos magistrados se aproxime de R$ 65 mil reais mensais.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (02). Participam do programa de hoje o vereador Guilherme Kilter, a cientista polítca Júlia Lucy e o jurista André Marsiglia.

Alcolumbre cancela sabatina de Messias

O programa também irá abordar o ato do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que cancelou nesta terça-feira (2) a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado por Lula ao STF. Alcolumbre acusou o governo de "grave omissão" por não enviar a mensagem oficial ao Senado com o nome de Messias, apesar de já ter oficializado a indicação no Diário Oficial da União (DOU).

Trump e Lula conversam novamente

Ainda, os comentaristas vão analisar a conversa entre Lula e o presidente americano Donald Trump. O petista telefonou nesta terça (2) para o seu homólogo para conversar sobre o tarifaço imposto a produtos brasileiros e sobre o avanço do crime organizado para além das fronteiras do Brasil. O telefonema ocorreu por volta das 12h e durou cerca de 40 minutos em meio a uma agenda do petista no estado de Pernambuco.

Toffoli e decreta sigilo em investigação de Banco Master

Outro tema do programa será o ministro Dias Toffoli, que decretou sigilo máximo sobre a ação movida pela defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no STF, transformando o processo em uma verdadeira “caixa-preta”. A decisão impede acesso até a informações básicas e levanta suspeitas sobre a relação do magistrado com o banco, que patrocinou um evento jurídico em Londres com sua participação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.