Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IBGE

Ainda sobram mulheres no Paraná, aponta estudo

O número de mulheres e homens na população do Paraná está praticamente igual, porém ainda sobram pessoas do sexo feminino no estado. A menor diferença populacional entre os sexos está presente em Curitiba e cidades da região metropolitana. De acordo com resultados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (24), para cada 100 mulheres, havia 95,3 homens em todo Paraná em 2007.

Segundo o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, os indicadores sociais no estado seguem uma tendência histórica de crescimento. "Hoje, temos o número de homens bem próximo ao de mulheres, mas isso é algo que vem acontecendo desde as últimas pesquisas realizadas", afirma.

A mortalidade infantil e a morte por fatos violentos contribuem para que o número de mulheres seja maior no Paraná. Santos explica que a mortalidade infantil, que ocorre no primeiro ano de vida, acontece em sua maior parte com bebês do sexo masculino. Assim como mortes violentas, como homicídio e acidentes de carro, que ocorrem, na maioria, com jovens de idades entre 15 a 29 anos, do sexo masculino.

A expectativa de vida entre homens e mulheres também apresenta diferenças. Enquanto as mulheres paranaenses vivem 77,4 anos, os homens vivem 71. A média do Paraná é de 74,1 anos.

A pesquisa ainda confirma que a razão de sexo no Brasil foi de 95,3 homens para cada 100 mulheres, a mesma média paranaense. O Recife apresentou a maior média populacional, com 87,8 homens para 100 mulheres. Em São Paulo, havia 91 homens para cada 100 mulheres.

A Síntese de Indicadores Sociais teve a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, divulgada na semana passada, como principal fonte de informação. O objetivo do levantamento, segundo o IBGE, é "subsidiar as políticas sociais específicas e ampliar o acesso da sociedade civil às informações estatísticas oficiais".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.