A barca Martim Afonso, que faz o trajeto Paquetá-Praça Quinze, apresentou defeito na manhã desta sexta-feira (17). Segundo a concessionária CCR Barcas, a embarcação, que deveria deixar a ilha às 7h, apresentou problemas técnicos enquanto era preparada para entrar em operação e teve de ser substituída pela barca Ipanema, que saiu de Paquetá às 7h40m. É o segundo dia consecutivo que a embarcação causa transtornos aos passageiros da ilha. Nessa quinta-feira, a barca chegou a atrasar 30 minutos também por conta de problemas mecânicos.
A barca Martim Afonso é uma das três embarcações tradicionais, da década de 60, ainda em operação no transporte de passageiros na Baía de Guanabara. A Martim Afonso foi levada para manutenção e a operação segue normal em todas as linhas, de acordo com a concessionária.
Na última quarta-feira, 900 passageiros que viajavam na barca Boa Viagem, também da década de 60, viveram momentos de pânico. A embarcação saiu da Praça Araribóia, em Niterói, em direção à Praça XV, no Centro do Rio. Ao se aproximar da estação, um problema mecânico fez com que a barca se chocasse contra uma pilastra do antigo píer da Transtur e, em seguida, batesse de frente em uma mureta. Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital municipal Souza Aguiar, com suspeitas de fraturas.