O bebê recém-nascido encontrado em um matagal na zona rural de São José dos Pinhais , na região metropolitana de Curitiba (RMC) na tarde terça-feira (25) pode ter ficado abandonado no local por mais de um dia. A menina foi resgatada por moradores da região, que chamaram a Polícia Rodoviária Federal, e foi encaminhada para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
A médica pediatra Gislaine Souza Nieto, do Hospital Pequeno Príncipe, afirmou que a menina tinha entre um e dois dias de vida quando foi encontrada. "Não é possível precisar a idade do bebê. Mas sabemos que tem poucos dias por causa dos exames feitos e porque ainda estava com o cordão umbilical", explicou a pediatra. Funcionários do hospital deram o nome provisório de Maria de Fátima ao bebê.
O longo período em que a criança ficou no matagal trouxe consequências à saúde dela. Segundo a pediatra, o bebê teve hipotermia severa e isso tem causado falhas em alguns órgãos. Na manhã desta quarta-feira (26), o hospital informou que a criança teve disfunção renal, mas o problema já havia sido controlado, por volta das 12h30, segundo a pediatra.
A menina segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O estado da criança ainda era grave e instável. A menina respirava com o auxílio de aparelhos e corria risco de morrer.