Ouça este conteúdo
O Fora dos Autos desta segunda-feira (24) aborda os desafios enfrentados por Jair Bolsonaro (PL) em sua estratégia para descreditar delações envolvendo seu nome e evitar processos relacionados à atuação da Turma de Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de algumas táticas, o ex-presidente Bolsonaro está em uma posição delicada, com ameaças de desmoronamento de sua defesa à medida que a investigação avança e mais pessoas são implicadas.
Fabiana Barroso, Emerson Grigollette e Deltan Dallagnol também discutirão sobre o avanço da censura no Brasil e os embates do ministro Alexandre de Moraes com plataformas internacionais.
Os comentaristas ainda analisarão o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ser a corte mais cara do mundo. Os gastos públicos com o judiciário brasileiro são mais altos que toda a realeza britânica.
STF é corte mais cara do mundo
O STF teve um orçamento de R$ 897,6 milhões em 2024, valor 39% superior aos gastos da Família Real britânica, que custou R$ 645,1 milhões ao Reino Unido no ano passado em valores convertidos, segundo um levantamento do Poder 360 publicado nesta segunda (24).
A comparação chama atenção pelo número de funcionários das duas instituições: enquanto o STF conta com 1,2 mil servidores para atender 11 ministros, a realeza britânica mantém 1,1 mil funcionários para sua estrutura.
A Corte, no entanto, já criticou comparações desse tipo, afirmando que os papéis das instituições são “completamente diferentes” e que suas despesas seguem critérios objetivos de prioridade.
“O STF profere quase 100 mil decisões por ano, com repercussão direta na vida dos cidadãos, e atua em outras funções administrativas, jurisdicionais e institucionais, conforme Relatório de Atividades entregue anualmente pela Presidência do Tribunal ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo”, destacou em nota.
O programa Fora dos Autos vai ao ar nesta segunda-feira, às 20h, com apresentação da jornalista Desirée Peñalba.
VEJA TAMBÉM: