Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Brasileiros festejam a padroeira

O ponto alto será a missa solene das 9h na Basílica, transmitida pela TV Aparecida | Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
O ponto alto será a missa solene das 9h na Basílica, transmitida pela TV Aparecida (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

Mais de 150 mil brasileiros devem se reunir amanhã na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, para celebrar a padroeira do Brasil. O ponto alto da programação será a missa solene das 9h, transmitida pela TV Aparecida. Os festejos incluem também o terço recitado na sexta-feira, simultaneamente com fiéis do Santuário de Fátima, em Portugal, e a procissão luminosa prevista para este sábado.

Os paranaenses não precisam ir tão longe. Há santuários dedicados à Aparecida em Londrina, Guarapuava e Campo Mourão. Em Curitiba, a mais antiga paróquia construída em homenagem à padroeira fica no bairro do Seminário. Conta o vigário Pedro Renato Carlesso que a sugestão partiu do padre Vítor Coelho de Almeida, em 1938, quando se constatou que não havia na cidade nenhum templo dedicado a ela. Foram necessários 15 anos até que a ideia se materializasse, em 1953. A programação festiva do domingo começa às 8h e vai até a noite, dada a devoção que os curitibanos, como todos os brasileiros, têm pela padroeira. "Em 2017 vamos comemorar 300 anos da data em que a imagem foi encontrada. São 300 anos do encontro de uma nação com Nossa Senhora", diz o padre Carlesso.

História

Imagem surgiu em 1717 por três homens que pescavam

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por três homens que pescavam no Rio Paraíba do Sul, nas cercanias da cidade Aparecida, a cerca de 170 quilômetros de São Paulo. Logo, a estátua de cerca de 40 centímetros passou a ser conhecida pelo nome de Aparecida e a devoção foi se espalhando pela comunidade local até o surgimento da primeira capela, em 1745. Ainda no século 18, começaram as romarias a Aparecida. Em 1822, ano da independência, Dom Pedro I a proclamou "padroeira do Brasil", gesto acolhido pelo Papa Pio XI em 1930. A pedra fundamental da atual basílica foi lançada em 1946. Durante a Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, o papa Francisco celebrou missa no santuário e prometeu voltar em 2017, para comemorar os 300 da aparição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.