A estudante brasileira Ana Julia Monteiro de Carvalho concorre ao prêmio de melhor aluna do mundo – o Global Student Prize 2021.
A estudante brasileira Ana Julia Monteiro de Carvalho concorre ao prêmio de melhor aluna do mundo – o Global Student Prize 2021.| Foto: Reprodução/Edvan Ferreira/Secom Maceió

A estudante brasileira Ana Julia Monteiro de Carvalho, de 18 anos, concorre ao Global Student Prize 2021. Ela é uma das dez finalistas da premiação, que vai escolher o melhor aluno do mundo. O prêmio é uma parceria da Fundação Varkey com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O vencedor da primeira edição do Global Student Prize será conhecido em 10 de novembro e receberá US$ 100 mil.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Natural de Maceió (AL), Ana Julia já ganhou prêmios na área de robótica e em outros projetos científicos. Ela estuda na Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes. Um dos seus projetos foi a criação de um sistema para oxigenar a água das vacas com energia eólica e com isso aumentar a produção de leite em áreas de subsistência, de acordo com o UOL.

Se ganhar os US$ 100 mil, a brasileira pretende estudar no exterior e também quer criar uma organização para ajudar outros alunos a desenvolver seus projetos. Para chegar à final do Global Student Prize, a jovem superou cerca de 3,5 mil candidaturas e indicações de 94 países, segundo o UOL. Os demais finalistas são dos seguintes países: Quênia, Reino Unido, Serra Leoa, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Itália, Nigéria e Índia.