O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal irá retomar o investimento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e minimizou o alto custo e o índice de inadimplência do programa. A afirmação foi dada, nesta quinta-feira (19), em encontro com reitores das instituições federais de ensino superior.
O Fies foi um programa criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC) para subsidiar as mensalidades em universidades privadas. O governo paga as mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior e a dívida que o aluno assume com o governo será paga depois da formatura.
"Não adianta me dizer que o Fies estava custando R$ 5 bilhões, que já tinha dívida de R$ 5 bilhões, não tem problema", afirmou. “‘Ah, mas vai dar o cano, não vai pagar’. É muito pouco a gente achar que não vai pagar. Ele [aluno] não teve nem chance de provar se vai pagar ou não”, complementou. Lula (PT) ainda disse que o país tem “tolerância com os ricos que devem nesse país” e que precisa ter compreensão com os jovens que estão com dívidas no Fies.