Onze municípios gaúchos foram atingidos por uma chuva de granizo, que danificou casas e causou enchentes, na madrugada deste domingo (27).
Segundo a Defesa Civil do Estado, há cerca de 95 pessoas desabrigadas ou desalojadas em Três Coroas, município atingido por enchente, onde cerca de 100 casas ficaram danificadas.
Em todo o Estado, são cerca de 3.180 casas danificadas, segundo a Defesa Civil.
No município de Herval, 900 casas foram danificadas. Já em Vera Cruz, são cerca de 850 residências danificadas.
Em Santa Cruz do Sul, 500 casas sofreram estragos e foram cobertas com lonas, segundo a Defesa Civil. Em Venâncio Aires, também foram cerca de 500 casas que tiveram danos.
Em Tabaí, 150 casas foram danificadas, e os dois municípios devem decretar estado de emergência, de acordo com a Defesa Civil. São Francisco de Paula e Bom Retiro do Sul também tiveram casas com danos, cerca de 100 e 80 reisdências, respectivamente.
Os outros municípios atingidos foram Restinga Seca, Taquari e Montenegro.
Em Porto Alegre, a chuva causou a queda de um muro em obras e uma clínica ao lado do local teve paredes e janelas danificadas. Os bombeiros cobriram o local com lonas mas há risco de novos deslizamentos. Ninguém ficou ferido.
Previsão
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de fortes chuvas que poderão atingir as regiões norte, noroeste e leste do Estado neste domingo (27), segunda (28) e terça-feira (29).
O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamentos e alerta para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. A Defesa Civil também recomenda que o público evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos.