A chuva continua causando estragos em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, 17 cidades relataram problemas de alagamentos e deslizamentos neste fim de semana. Dessas,quatro decretaram estado de emergência. São elas: Criciúma, Nova Veneza, Turvo e Içara. Os prejuízos se concentram principalmente no Sul do estado.
O gerente do Departamento de Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim, disse ao G1 que, até este domingo (4), 654 pessoas estão desalojadas (tiveram que ir para a casa de amigos e parentes) e 372, desabrigadas (foram para abrigos públicos).
Pelo menos quatro trechos de estradas estão interditados. Na BR-101, na altura do quilômetro 409, na região de Maracajá e Araranguá, 130 pessoas estão isoladas. Elas atravessaram um trecho de inundação na noite de sábado (3), mas a continuidade das chuva atrapalhou o resto da viagem. As famílias estão sendo atendidas pela polícia, pelos bombeiros e pela Defesa Civil, que encaminha alimentos por meio de barcos, de acordo com Emerim.
Os motoristas encontram dificuldades também na SC-445, na região de Siderópolis, e na SC-416, entre Jaraguá do Sul e Pomerode. A SC-446 está parcialmente interditada na altura do quilômetro 43, devido a um deslizamento.
Doações
As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em conseqüência de alagamentos e deslizamentos. Cerca de 700 toneladas de donativos que foram recolhidas em 2008 devem ser encaminhadas aos moradores das cidades afetadas pela chuva nos últimos dias. O material está armazendo em Criciúma e Araranguá.