Vendaval e fortes chuvas atingiram Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (19). Quatro pessoas ficaram feridas.
Segundo a Defesa Civil, as regiões com mais problemas são o Litoral Sul e a Região Metropolitana de Florianópolis. Em Santa Catarina, o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim, afirmou que pelo menos 15 municípios tiveram prejuízos. Casas ficaram destelhadas, postes e árvores caíram.
Os municípios que já registraram ocorrências são: Araranguá, Ermo, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Sombrio, Maracajá, Içara, Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Criciúma, Meleiro, Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz.
Os ventos chegaram a 103 km/h, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram). O risco de temporal se estende para a madrugada e manhã de sexta-feira (20).
Feridos
No Porto de Imbituba, três pessoas sofreram lesões graves após serem lançadas ao mar com a queda de um guindaste, segundo a Defesa Civil. As vítimas estão internadas.
Uma pessoa ficou ferida em Araranguá, onde 175 edificações foram atingidas pelo vendaval. Em Florianópolis, uma embarcação virou, mas as vítimas já foram resgatadas sem ferimentos.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul também foi afetado por temporais nesta quinta-feira Cinco pessoas morreram e cerca de cinco mil tiveram de sair de casa no estado.