Pelo menos seis municípios da região Sul de Santa Catarina enfrentam problemas por conta da chuva que atinge o estado desde sexta-feira (2), segundo a Defesa Civil. Foram registrados mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva destruiu pontes, danificou estradas e deixou comunidades isoladas no município de Turvo, que já encaminhou à Defesa Civil o decreto de situação de emergência.
Em Nova Veneza, Tubarão, Araranguá e Criciúma também foram registrados problemas, sendo que diversas comunidades estão isoladas e algumas famílias tiveram que abandonar suas residências.
O quilômetro 46,3 da SC-445, entre Criciúma e Forquilhinha, foi interditado pela Polícia Rodoviária Estadual para passagem de automóveis, pois há, aproximadamente, um metro de água sobre a pista. Também estão interditados os quilômetros 30 e 34 da SC-416, entre Jaraguá e Pomerode, devido à queda de barreira.
Conforme a Defesa Civil, famílias também precisaram deixar suas casas em Jaguaruna, onde o rio Jaguaruna transbordou alagando diversas ruas.
No morro do Baú, no município de Ilhota, que foi um dos mais afetados pelas chuvas de novembro, os trabalhos de desobstrução de rodovias precisaram ser suspensos, já que podem ocorrer novos deslizamentos.
Segundo a Defesa Civil, diversos acessos às localidades da região também foram interditados. "Por medida de segurança, todos os trabalhos que estavam sendo realizados na região foram suspensos", disse o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.
De acordo com Alves, não se tem o número de desabrigados e desalojados no Sul do estado, pois o nível dos rios continua subindo e ainda há pessoas sendo retiradas de suas residências. "Sempre que há risco as famílias são retiradas por medida de segurança."
Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, há previsão de mais chuva até domingo. "Com essa previsão, persiste o risco de alagamentos e deslizamentos no litoral, sendo maior para o litoral Sul", afirmou o diretor da Defesa Civil.
As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em conseqüência de alagamentos e deslizamentos.