Prestes a completar 20 anos, o Disque-Gramática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) luta contra a falta de docentes para sobreviver. Criado em 1995, pelo professor Joaquim Carvalho da Silva, como projeto de extensão, o serviço orienta sobre as regras da língua portuguesa e de algumas línguas estrangeiras. O atendimento é feito principalmente por telefone, mas também por e-mail e pessoalmente. O atendimento, que já foi diário, nos últimos meses passou a funcionar apenas em três dias da semana.
Falta de interesse
Para o fundador do Disque-Gramática, que está de licença médica há oito meses, a grande dificuldade é encontrar professores interessados em se dedicar continuamente. "O professor Joaquim tinha mais disponibilidade do que eu tenho e conseguia ficar a tarde toda. Nós poderíamos ampliar o serviço, mas, sozinha, fica difícil", diz a atual coordenadora do projeto, professora Maria Isabel Borges, que promove atendimentos desde que era aluna da graduação. Para 2015, algumas novidades estão previstas. Um blog e uma página no Facebook serão criados para informar a população, por exemplo, sobre o horário de atendimento e os recessos.
Horários
O Disque-Gramática da UEL está em recesso e volta em fevereiro, atendendo pelo telefone (43) 3371-4619. O e-mail é disque-gramatica@uel.br. Em Curitiba, a prefeitura oferece há cerca de 30 anos o Telegramática. O serviço, gratuito, funciona pelo (41) 3218-2425. O atendimento é feito das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Saudade da "Saudade"
Divulgação
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, há uma boa notícia para quem andava com saudade da "verdadeira" Estação Saudade (Centro). As pichações e a sujeira que "mancharam" a história do prédio construído em 1900 estão saindo de cena com a pintura que a Fundação Municipal de Cultura (FMC) realiza no local. Desde o fim de 2012, quando deixou de ser sede da Biblioteca Pública Municipal, o prédio está sem uso. Segundo o presidente da FMC, Paulo Goulart Netto, a Fundação Municipal de Turismo, a Defesa Civil e a Guarda Municipal deverão se instalar no prédio no começo de 2015. Netto reconhece que o local precisa passar por uma restauração completa e afirma que a Fundação está em busca de recursos.
Natal na estação
Um dos principais motivos para a nova pintura é que a Estação Saudade vai concentrar as festividades do Natal na cidade. Entre os dias 19 e 23 de dezembro, haverá cantatas com as crianças da rede municipal de ensino a partir das 19 horas. Como o prédio também apresenta problemas na estrutura interna, as crianças não poderão cantar nas janelas, como ocorre no Palácio Avenida, em Curitiba. As cantatas serão realizadas num palco externo. Também haverá apresentações da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa e de artistas locais. O prédio receberá, ainda, uma iluminação especial alusiva ao Natal.
Pedido de desculpas
No último domingo, publicamos foto de um carro do Mannus Restaurante estacionado entre duas vagas preferenciais, inviabilizando o uso dos espaços por quem realmente precisa. Nesta semana, a direção do estabelecimento enviou e-mail à coluna para lamentar a atitude do funcionário e dizer que "a forma como estacionou o veículo não condiz, de modo algum, com a orientação da empresa de respeito às regras e normas legais de trânsito e de estacionamento". O restaurante afirma que tomou as medidas necessárias para que o caso não se repita e pede desculpas pelo ocorrido.
Museu de graça
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove no dia 4 de dezembro o Quinta + MON, com horário de funcionamento prolongado, das 10 às 20 h, programação especial e entrada gratuita a partir das 18 h. Às 19 horas, ocorre uma visita guiada pela exposição "Da matéria do Mundo", da escultora Eliane Prolik. Quem coordenará a visita é a assistente de curadoria da mostra e professora da Faculdade de Artes do Paraná Denise Bandeira.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.