“O presidente da República, senhor presidente da Câmara dos Deputados, que indeferiu o pedido, cometeu crime de responsabilidade porque coagiu o Ministério Público de público. É público e notório e dispensa provas”. “Nós não podemos admitir um país onde alguém, uma autoridade, por mais importante que seja, como é o caso do presidente da República, ele se sinta acima da lei”. “E quando o presidente da República ataca o Ministério Público ele fere, ele ultrapassa o limite da lei. Quando o presidente da República age para que a CPI dos Bancos no Senado seja limitada a investigação do Marka e do FonteCindam, reunindo seus líderes com o seu chefe de gabinete Civil, adiando o depoimento do ex-presidente do Banco Central Chico Lopes, é uma exorbitância no ato legal de governar o país”.
A língua, essa traiçoeira 2
As três orações acima foram proferidas, em tom veemente, respectivamente, pelos então deputados federais José Dirceu, Arlindo Chinaglia e José Genoíno, todos do PT, em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados no dia 18 de maio de 1999, quando defendiam o impeachment do presidente Fernando Henrique Cardoso – que não foi aceito pelo Legislativo – no escândalo envolvendo a gestão tucana do Banco Central pela ajuda aos bancos Marka e FonteCindam, que haviam quebrado. Detalhe: o impeachment de Collor ainda não havia completado uma década.
As imagens e áudios são da TV UOL.
A casa do japonês
A repórter Ana Zimmerman, da RPC, é um dos cem curitibanos convidados a participar do livro Olhares pela Cidade, que será lançado hoje. As imagens, de diferentes pontos da cidade, compõem uma coletânea reunida por Hugo Carmesim, da Residência Belotti. Ana escolheu a sede da Superintendência da Polícia Federal, aonde vai diariamente para cobrir a Operação Lava Jato. O lançamento será no restaurante Mezanino das Artes, a partir das 18h30.
Mulher que lava e passa
A Associação das Mulheres de Negócios de Curitiba (BPW, na sigla em inglês) realiza hoje mais uma edição do Happy Business. O encontro, exclusivo para associadas, terá como anfitriã a empresária Birgit Keller Marsili, que dirige a rede de lavanderias Lavasecco. Elas vão conhecer a filial da Ecoville da rede e trocar experiências profissionais.