Se Lula é o filho do Brasil, a doutora Zilda Arns certamente é a mãe. Seu trabalho incansável em favor de centenas de milhares de crianças desnutridas do país a credencia ao título.
...mas não viu os irmãos
Lula frustrou aqueles que pretendiam vê-lo chegar ao velório da médica Zilda Arns. Chegou ao Palácio das Araucárias às 20h15 e entrou pela garagem que faz frente para o Tribunal de Contas, local oposto onde estava o povo, na entrada do prédio. Um forte esquema de segurança, com 25 batedores, acompanhava a comitiva presidencial.
Pausa para o lanche
O dono e os balconistas de uma lanchonete vizinha à prefeitura de Curitiba nem desconfiou quem era o cliente ilustre que chegou por volta das 17h30 de ontem com um amigo e pediu um sanduíche e um refrigerante. Era ninguém menos que Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do Palácio do Planalto. Enquanto aguardava a chegada de Lula, Carvalho, que não havia almoçado, deixou o velório de Zilda Arns para forrar o estômago.
Católico praticante
Ex-seminarista, Gilberto Carvalho cantou com devoção todas as músicas sacras durante a missa de corpo presente celebrada pelo arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto. Chamou a atenção dos presentes pela intimidade com a liturgia da missa.
Nos vemos depois
O governador de São Paulo, José Serra, chegou ao velório com o prefeito Beto Richa, mas só Serra subiu até o gabinete de Roberto Requião. O prefeito e o governador não chegaram a se cruzar no velório.
Pausa na "briga"
Beto e o senador Alvaro Dias, que disputam internamente a candidatura ao governo pelo PSDB, ficaram lado a lado no velório. "Oi, Alvaro, tudo bem?", disse Beto, que também foi cumprimentado pelo senador. Bastante emocionada, Débora Dias, mulher de Alvaro, esqueceu-se de cumprimentar o prefeito.
Aval póstumo
O presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Ardisson Akel, criou nesta sexta-feira o Fundo Zilda Arns Pró-Haiti em homenagem à médica Zilda Arns. Akel pretende mobilizar os afiliados à entidade para ajudar o país atingido pelo terremoto de terça-feira.
Memorex jurídico (2ª parte)
Mais dos escritórios jurídicos de Curitiba figuram no Anuário Análise Advocacia 500, da Editora Análise, que acaba de ser divulgado. São eles: Küster Machado Advogados Associados, o segundo maior do estado em número de advogados e o quarto da Região Sul, e Wambier & Arruda Alvim Wambier, que é o maior do Paraná, segundo a publicação.
Cadeira vazia
Entre os que choram a morte de Zilda Arns está Baiano, como é conhecido o septuagenário e antigo cabeleireiro do salão de beleza Expert, no ParkShopping Barigui. Além de cliente, ela era sua amiga. As manicures contam que doutora Zilda era vaidosa e exigente. Trazia na bolsa seus próprios produtos para cuidar das unhas, sempre curtas e pintadas de esmalte rosa clarinho.