A partir desta sexta-feira (19), as cinco rodovias federais concedidas empresa espanhola OHL por meio de leilão estão autorizadas a cobrar pedágio nos trechos que administram. Porém, só duas dessas rodovias, que já têm praças de pedágio construídas, começaram a cobrar o pedágio. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
O pedágio já está sendo cobrado pela Autopista Planalto Sul, concessionária que administra a BR-116 entre Curitiba e a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e pela Autopista Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais.
De acordo com a assessoria de imprensa da Autopista Planalto Sul a cobrança começou a ser feita em um trecho próximo da cidade catarinense de Correia Pinto. O preço da tarifa é de R$ 2,70 para carros de passeio. No início de janeiro, a cobrança passará a ser feita em outras quatro praças do trecho localizadas nos municípios de Fazenda Rio Grande (PR), Rio Negro (PR), Monte Castelo (SC) e Santa Cecília (SC).
A assessoria de imprensa da Autopista Planalto Sul informou que entre as obras realizadas na rodovia estão a recuperação de placas, implantação de sinalização horizontal e de barreiras metálicas e defensas rígidas, recuperação de proteções laterais de pontes, canaletas de drenagem e pavimentação. Há ainda 30 viaturas disposição dos usuários da rodovia para realizar atendimentos 24 horas por dia. O serviço inclui atendimento médico pré-hospitalar, socorro mecânico e inspeção de tráfego.
Segundo as informações, o investimento da concessionária totalizará R$ 409 milhões nos cinco primeiros anos da concessão, quando também serão feitas as principais obras, incluindo a duplicação da rodovia no trecho Curitiba-Mandirituba, no Paraná, a principal obra prevista para o trecho administrado pela empresa.
A assessoria de imprensa da Autopista Fernão Dias explicou que a cobrança começou nas praças de pedágio localizadas nas cidades de Santo Antônio do Amparo (MG) e Itatiaiuçu (MG). A tarifa para carros de passeio é de R$ 1,10. Durante os primeiros seis meses da concessão, a empresa realizou obras para eliminar os problemas mais urgentes como a recuperação do asfalto, limpeza dos canteiros, reposição de placas, nova sinalização de pista, capina do mato, reforma de passarelas e reforço da segurança de pontes e viadutos. Em agosto, a concessionária começou as obras de recuperação da rodovia e passou a oferecer os serviços de atendimento ao usuário.
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