O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (7) o fechamento de uma creche localizada em Florianópolis (SC), após constatar que uma aluna está contaminada pelo vírus influenza A (H1N1) gripe suína. Segundo o ministério, as atividades da creche estão suspensas desde o último dia 5.
A aluna havia sido infectada por uma tia que havia retornado de uma viagem aos Estados Unidos. Outras 19 crianças que dividiam o espaço com a aluna estão sendo monitoradas, bem como os funcionários da creche. Segundo o ministério, o nome da creche não será divulgado por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesta segunda também foi confirmada mais uma ocorrência de influenza A (H1N1) a gripe suína no estado do Rio de Janeiro, em uma pessoa que havia retornado de uma viagem ao Canadá. O paciente já está em regime de isolamento domiciliar e passa bem. Pessoas que tiveram contato próximo com ele já estão sob monitoramento.
Com mais este caso, chega a 36 o número de casos confirmados de gripe suína no Brasil. O estado que registra maior número é São Paulo, com 15 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 9, Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (3), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). O Ministério da Saúde está acompanhando outros 45 casos suspeitos em todo o país. Ao todo, 411 suspeitas já foram descartadas.