Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cartinhas

Crianças de Curitiba se emocionam com presentes da campanha Papai Noel dos Correios

Campanha, que acontece há 20 anos, teve neste ano 27 mil cartinhas à disposição de voluntários em agências de todo o Paraná

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A tarde desta terça-feira (13) foi especial para 193 crianças atendidas pela Escola Municipal e Centro de Educação Infantil dos Expedicionários, no Novo Mundo, em Curitiba. Os alunos, com idade entre 5 e 11 anos, venceram a ansiedade e a espera pelos presentes que pediram em cartinhas para o Papai Noel dos Correios. Embalada por canções natalinas, a entrega contou com a presença do bom velhinho e uma celebração, no refeitório do CEI, que emocionou até os adultos. Aos poucos, todas as caixas e pacotes presentes foram abertos e os pequenos começaram a brincar por ali mesmo.

A campanha ocorre há 20 anos e consiste no apadrinhamento de cartinhas disponibilizadas em agências dos Correios. Para garantir a segurança das crianças, os presentes são repassados a elas na própria escola em que estudam. Os voluntários levam os pacotes até os Correios, que faz a entrega para os pequenos.

A estudante Júlia Cristina Gonçalves, de 8 anos, era só alegria pelo desejo realizado neste Natal. “Era meu sonho ganhar patins”, contou à reportagem. Ela estava cheia de planos sobre como aproveitar o brinquedo nas férias. “Vou chegar em casa e já vou andar no corredor. Também vou andar de patins no ano-novo”, disse.

Haitiano, Dawesley Aristilde, 6 anos, pediu um relógio de verdade em que pudesse ver as horas. Quem apadrinhou a cartinha do menino mandou um acessório verde e digital. “Gostei bastante”, comentou a criança. A colega Kimberly de Oliveira, de 9 anos, pediu materiais escolares e afirmou ter recebido bem mais do que o esperado. No pacote, havia uma mochila, cadernos com capa dura e um estojo recheado de lápis de cores e canetinhas coloridas. “Queria dizer obrigada para quem mandou”.

No quarto ano do ensino fundamental, Janaina dos Santos, 9 anos, não conteve as lágrimas ao abrir a caixa que o padrinho ou madrinha dos Correios lhe enviou. A menina havia pedido de Natal materiais escolares para o ano letivo de 2017 e uma cesta básica. Os alimentos vão ser compartilhados com os pais, que passam por uma situação financeira difícil, e os dois irmãos – um de 20 dias e um de 3 anos. “Estou muito alegre”, definiu.

A professora Priscila Markir Barth, de 34 anos, se emocionou ao ver o sorriso das crianças, em especial de Janaína. Ela contou que os professores e outros profissionais da educação acompanham os alunos o ano todo e sabem das reais necessidades da turma. “A Janaína pensou em toda a família. Nós os conhecemos, sabemos a realidade deles. Fiquei muito feliz pela escola ter essa oportunidade de participar do projeto. É uma boa forma de encerrar nosso ano”, destacou.

Segundo Alessandra Ricardo, uma das coordenadoras do Papai Noel dos Correios, a campanha recebeu – somente em Curitiba – 12 mil cartinhas de crianças de regiões cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) é menor. No Paraná todo, foram 27 mil. “Em todo o estado, tivemos 95% de apadrinhamento. Em Curitiba, 100%. Estamos muito felizes porque começamos a campanha com 10 mil cartas”, avalia Alessandra, ao lembrar que a ação só foi possível graças à adesão da comunidade. “Os Correios fazem a logística, mas só se faz isso acontecer pela solidariedade das pessoas, dos parceiros”, sustenta.

No caso de cartas que foram apadrinhadas, mas que os padrinhos não fizeram a entrega dos presentes até a data estipulada pelos Correios, a empresa está tentando fazer um remanejamento por meio de doações de outros voluntários.

Em algumas cidades do interior, a campanha segue até o dia 16 de dezembro. As datas para cada localidade podem ser consultadas pela internet, no endereço https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

1 de 6

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

2 de 6

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

3 de 6

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

4 de 6

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

5 de 6

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

6 de 6

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.