A jornalista Cristina Graeml, colunista da Gazeta do Povo, foi uma das homenageadas pela Associação Comercial do Paraná nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Cristina foi o destaque na categoria Jornalismo na 27º edição do Troféu Mulher Simplesmente Mulher.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Além dela, também foram laureadas a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, que foi escolhida pela ACP como o destaque na categoria Personalidade Pública; a bióloga Darlene Gonçalves na categoria Sustentabilidade; e a empresária Rute Daniele Meyer Misleh na categoria Empreendedora.
Em seu discurso ao receber a homenagem, Cristina ressaltou a importância da liberdade de expressão e do respeito a opiniões contrárias, um dos pilares da democracia. Cristina lembrou também do sofrimento dos ucranianos com a invasão por parte da Rússia.
“Não podemos dar voz para a cultura do cancelamento. Essa tem que ser deixada de lado. Infelizmente, estamos todos vivendo isso nas nossas famílias, nos nossos círculos de amigos, no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. E é isso que a gente deve combater. Devemos prezar pela liberdade de expressão”, afirmou Cristina Graeml.
Nesse sentido, Cristina salientou o trabalho desenvolvido pela Gazeta do Povo e o espaço dado pelo veículo ao debate de diferentes ideias. Ela recordou que a Gazeta é um dos poucos veículos de comunicação no mundo a publicar as convicções que o movem, de forma transparente, como o respeito à vida, a defesa da família e do bem comum, entre outros.
Atuação no jornalismo
Cristina Graeml é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1992). Trabalhou como repórter de TV por 26 anos. Foi repórter do Jornal Nacional da TV Globo no Rio de Janeiro e em São Luís (MA). Na RPC (afiliada TV Globo-Curitiba) fez parte da equipe que ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, pela série de reportagens Diários Secretos, que denunciou esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvio de mais de 200 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Paraná.
Está na Gazeta do Povo desde julho de 2018, onde já atuou como produtora e apresentadora de programas de análise política e minidocumentários em vídeo. De novembro de 2019 a janeiro de 2020, escreveu para a editoria Vida e Cidadania sobre temas de Educação, Direitos Humanos, Família e Costumes. Estreou como colunista em janeiro de 2020, publicando textos e vídeos em Vozes Gazeta do Povo.
Atualmente, além da coluna de opinião, Cristina também é apresentadora do programa de análise política Hora do Strike. Sem medo do politicamente correto, os fatos mais importantes da política são comentados semanalmente na Gazeta do Povo por Cristina Graeml em conjunto com o jornalista Kim Paim; com o professor, empresário e influenciador digital de Goiânia Gustavo Gayer; e ainda com a dona de casa e youtuber Bárbara, do canal Te Atualizei (a cada 15 dias). Cristina também é comentarista de política na Jovem Pan News.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião