Curitiba registrou a temperatura mais alta do ano na tarde desta quarta-feira (4). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, às 16h30 os termômetros marcaram 33,5 graus na capital. O recorde anterior foi de 32,8 graus, que tinha sido alcançado no dia 5 de janeiro.
Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, há previsão de pancadas de chuva na quinta-feira (5) para as regiões Noroeste, Central e Leste do estado. Porém, a precipitação será rápida e em pontos isolados. Sendo assim, as temperaturas continuarão elevadas. "A condição para chuva se dá a partir do aumento da umidade aliado às temperaturas elevadas, pois ocasiona a instabilidade da atmosfera", explicou a meteorologista. A chuva prevista para esta quinta-feira (5) deverá ser intensa e rápida, por isso lembrará as pancadas que costumeiramente caem no verão.
No entanto, uma frente fria que está vindo do Rio Grande do Sul deverá chegar ao Paraná na sexta-feira (6), e então haverá queda na temperatura e chuva em todo estado. De acordo com a meteorologista, o encontro da frente fria com o calor poderá ocasionar temporais no Paraná, principalmente na região Oeste do estado.
A previsão para o fim de semana é de tempo instável e chuva em todo o Paraná.
Cuidados com a saúde
Com o calor é preciso ter alguns cuidados especiais para evitar ficar desidratado ou ter intoxicação alimentar. O médico Sérgio Penteado, coordenador do Serviço de Clínica Médica e Infectologia do Hospital Evangélico, uma das principais medidas que deve ser adotada é a ingestão de uma quantidade maior de líquido entre 1,5 e dois litros por dia em média.
O médico orienta também que as pessoas evitem alimentos pesados e gordurosos, pois há risco de causarem intoxicações alimentares. "Isso acontece com mais facilidade nessa época do ano porque os alimentos estragam mais rápido, principalmente laticínios, presunto e outros alimentos perecíveis ", afirmou Penteado. Por isso, o médico alerta que é preciso ter muita atenção com o armazenamento e a refrigeração dos alimentos.
Outras dicas são para que as pessoas vistam roupas leves e de cores claras, evitem o excesso de bebidas alcoólicas e tenham atenção com a higiene. Segundo o médico, nesse período também aumentam os casos de micoses, pois as pessoas não se secam da forma correta, principalmente a virilha e entre os dedos dos pés. Atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que ainda não possuía dados sobre o aumento da procura por atendimento médico por causa do calor. Isso porque as temperaturas começaram a subir no último fim de semana, e será preciso ter dados de pelo menos uma semana para que haja indicação de aumento dos problemas relacionados ao calor.