Foi decretada situação de emergência em Paraty, no Sul Fluminense. A informação é coordenador Antônio Tavares da Defesa Civil de Paraty.
Segundo Tavares, a prefeitura não descarta a possibilidade de anunciar estado de calamidade pública na cidade depois que um temporal na madrugada deste sábado (10) alagou 12 bairros da cidade que ficam à margem do Rio Perequê-Açu.
Segundo a Defesa Civil do município, uma tromba dágua durante a madrugada deste sábado (10) fez o Perequê-Açu transbordar e toda a população que vive à margem do rio foi atingida. Casas, carros e calçadas foram destruídos e várias pessoas ficaram desalojadas.
O número exato de atingidos ainda não foi divulgado. As vítimas foram resgatadas de barcos e botes por bombeiros e levadas para escolas municipais da cidade. Pontes que dão acesso aos bairros estão sendo monitoradas porque correm o risco de desabar.
Bombeiros informaram que a chuva que começou às 19h de sexta-feira (9) e piorou entre 3h e 5h deste sábado atingiu os bairros de Condado, Ponte Branca, Ponte Nova, Jabaquara, Portal, Portão de Ferro, Portão Vermelho, Princesa Izabel, Caborê, Chácara, Chácara da Saudade e Trevo. Até o Centro Histórico da cidade ficou alagado.
Segundo o coordenador Antônio Tavares da Defesa Civil de Paraty, está sendo feito um levantamento sobre o número de casas alagadas e de pessoas atingidas pela chuva.
Na manhã deste sábado (10), o rio começou a escoar e algumas pessoas puderam voltar para casa, mas os estragos na cidade permanecem. Não chove no município neste sábado.