As fortes chuvas e vendavais que atingem o Paraná desde sexta-feira (10) levaram Umuarama, na região Noroeste, e Rondon, no Oeste, a decretarem situação de emergência nesta quarta-feira (15). Em Umuarama, mais de 2 mil pessoas foram afetadas, com 15 casas danificadas. As chuvas em Rondon prejudicaram mais de 400 pessoas e 115 casas foram avariadas, com dois feridos.
Na escala da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, a situação de emergência de ambas as cidades é correspondente ao nível 2 – dos desastres de médio porte que podem ser absorvidos pelos municípios. O índice varia entre 1 e 4. De acordo com o tenente Marcos Vidal, a situação é preocupante, mas controlada. “Estamos dando prioridade às regiões mais afetadas e monitorando novas incidências. Nosso efetivo está conseguindo absorver o volume de ocorrências”, afirma.
- Número de atingidos por chuvas, vendavais e tornados sobe a 24,6 mil no PR
- Tornados causam destruição no Paraná
- Mais de 30 mil pessoas já foram afetadas por chuvas na Região Sul
- Granizo põe os paranaenses em alerta
- “Nuvens de funil” são vistas no Sudoeste do Paraná
- Comunidade em Francisco Beltrão foi destruída por tornado, diz Simepar
Panorama
O último boletim da Defesa Civil, publicado às 12 horas, aponta 47 municípios atingidos e 31,3 mil pessoas diretamente afetadas. Ainda permanecem desalojadas 222 pessoas e outras 47 desabrigadas. No total, 3.820 casas foram danificadas e 11 ficaram completamente destruídas.
A Defesa confirmou a morte de uma pessoa em Araruna, na região Centro Ocidental do estado. Segundo o órgão, um jovem tentou atravessar um rio durante um temporal de sexta-feira para sábado (11) e foi arrastado pela correnteza. O corpo só foi localizado na terça-feira (14).
Outras cidades que tiveram forte incidência de chuvas, como Francisco Beltrão, Rio Negro, União da Vitória e Mariópolis, permanecem em alerta.
Dois tornados no Sudoeste
Moradores ainda tentavam entender na terça-feira (14) o que aconteceu no Sudoeste do Paraná. Dois tornados deixaram um rastro de destruição em municípios da região, na noite de segunda-feira (13). Francisco Beltrão e Mariópolis foram as cidades onde os fenômenos foram registrados. Na primeira, a Secretaria de Desenvolvimento Rural divulgou um balanço inicial no qual estima em R$ 5 milhões os prejuízos iniciais causados pelos fortes ventos, que atingiram principalmente as comunidades rurais de Km 8 e Linha Hobold. São pelo menos 25 propriedades que tiveram danos nas residências ou na atividade agrícola
Ao analisar as imagens de casas de alvenaria devastadas, veículos arrastados, animais mortos e árvores retorcidas, o Simepar confirmou que as duas localidades foram impactadas pela mesma tempestade. Contudo, como as cidades distam 70 quilômetros uma da outra, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, acredita, depois de analisar vídeos e fotos, que houve a incidência de dois tornados. Em alguns pontos, os ventos ultrapassaram os 200 km/h.