Moradores da Vila das Torres, em Curitiba, realizaram uma missa pela paz no campo de futebol Vila Hauer, na tarde deste domingo (3), após o assassinato dos jovens Claudenir dos Santos Sauer, 14 anos, e Luiz Antonio Caldas Silva, 20, no último dia 26, durante uma partida de futebol amador no bairro Boqueirão.
Cerca de 200 pessoas se encontraram na solenidade. Moradores da comunidade levaram ao campo fotografias dos jovens assassinados e mensagens pedindo paz e justiça. Uma moradora da Vila das Torres, que não quis ser identificada, afirmou que a missa é um alerta da comunidade quanto à crescente violência no local. "Queremos um basta na violência por aqui. Não queremos vingança das mortes dos meninos, apenas que a tranqüilidade volte a nossa comunidade", disse.
Investigações
A polícia prendeu, na terça-feira (29), três suspeitos de envolvimento nos assassinatos e formação de quadrilha no campo de futebol da Vila Hauer. Os integrantes do grupo, que não tiveram suas identidades reveladas, são moradores da Vila das Torres. Outros dois suspeitos, conhecidos por Maurício e "Patinho", fugiram.
Segundo a PM, os três suspeitos detidos se entregaram sem reagir. Suspeita-se que apenas um dos integrantes do grupo teria participado dos assassinatos. Outro seria o líder da gangue.
A PM afirmou ainda que o assassinato dos jovens teria sido provocado por uma rivalidade entre gangues da Vila das Torres. A Rua Guabirotuba separa os grupos da "Vila do Alto" e "Vila Debaixo", ambos envolvidos com tráfico de drogas.
Também foi divulgado pela polícia que as balas que mataram Claudenir Luiz Antonio saíram de pistolas de uso restrito do exército e das polícias Civil e Militar.
Crime
Claudenir dos Santos Saue, 14 anos, e Luiz Antonio Caldas Silva, 20, foram mortes durante um tiroteio ocorrido no último dia 26, por volta das 16h15, no interior do estádio José Germano da Costa, no bairro Hauer, ao lado do campo do Vila Hauer, durante a final da Copa Boqueirão. A ação ocorreu logo após o veículo da Polícia Militar deixar o estádio, pouco antes de a partida terminar.
Três rapazes pularam um dos muros do estádio e disparam mais de 20 tiros contra um grupo de adolescentes. Claudenir levou um tiro no tórax e morreu no local. Luiz Antonio foi baleado no abdome e morreu no hospital. Outras oito pessoas, todas menores de 21 anos, foram baleadas e estão fora de perigo.