Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Enem: primeiro dia de inscrição registrou 410 mil candidatos

Inscrições para o Enem vão até o dia 5 de junho. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Inscrições para o Enem vão até o dia 5 de junho. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

O primeiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um total de 410 mil candidatos até as 19h desta segunda-feira (25). As inscrições vão até às 23h59 do dia 5 de junho. Durante o dia, estudantes reclamaram sobre problemas no sistema. A assessoria do INEP, responsável pela realização da prova, afirmou que os episódios foram pontuais e motivados pelo grande fluxo no site.

O edital do exame de 2015, trouxe mudanças em relação aos anteriores. Uma das alterações mais importantes dá conta de que alunos menores de 18 anos que não estão concluindo o ensino médio este ano não poderão utilizar a nota no Enem para pleitear uma vaga numa universidade ou mesmo obter um certificado do segmento. Esses estudantes podem fazer o exame, mas apenas como treino.

INSCRIÇÃO: A taxa de inscrição ficou mais cara. Até ano passado, custava R$ 35. Este ano, o estudante terá que desembolsar R$ 63. O valor pode ser pago até 21h59 de 10 de junho. Estudantes da rede pública não precisam pagar. Candidatos que comprovarem baixa renda familiar também estão isentos.

HORÁRIOS E PROVAS: Os portões dos locais de prova no Brasil inteiro serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas, diferentemente dos anos anteriores, a aplicação do exame só começa 30 minutos depois disso.

No primeiro dia, os alunos farão as provas de ciências da natureza e ciências humanas. Eles terão 4 horas e meia para isso. No segundo dia, serão aplicados os testes de linguagens, matemática e redação, com 5h30m de duração.

NOME SOCIAL: O edital de 2015 garante, pela primeira vez oficialmente, que travestis e transgêneros poderão utilizar seus nomes sociais para realizar a prova. O recurso já era permitido em 2014, mas não veio especificado no edital. Agora, o MEC estabelece que “o participante travesti ou transexual (pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, em consonância com sua identidade de gênero) que após realizar a inscrição desejar atendimento pelo nome social poderá solicitá-lo na página do participante”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.