O número de doadores de sangue caiu nos últimos dias e os estoques dos bancos de sangue de Curitiba já estão em situação crítica. No Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná) a quantidade de sangue armazenada está 40% abaixo do normal. Os tipos que o centro procurar com maior urgência são: A positivo e O positivo.
De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª edição, seriam necessários cerca de 150 doadores por dia para atender toda a demanda dos hospitais da capital e da região metropolitana. A assistente social do Hemepar, Nely Moura, disse que uma das causas da baixa nos estoques são os acidentes de trânsito. "Estamos percebendo que estão acontecendo muitos acidentes que consomem grande quantidade de sangue", disse Nely.
Para doar é preciso atender a alguns requisitos. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar 50 quilos ou mais. A doação começa com o preenchimento de um cadastro e uma avaliação médica. Depois o doador vai para a cadeira onde é feita a coleta, que não demora mais de dez minutos.
De cada pessoa é retirada menos de meio litro de sangue e esta quantidade pode salvar a vida de até quatro pessoas. As mulheres podem doar a cada três meses e para os homens o intervalo é de dois meses.
Serviço:
O Hemepar está localizado na Travessa João Prosdócimo, número 145, no bairro Alto da XV.