Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Norte do Paraná

Fiscalização interdita 13 setores da Usina Central do Paraná

O Ministério do Trabalho (MT) fiscaliza desde quarta-feira (5) uma usina de álcool e açúcar em Porecatu, região Norte do estado. A Usina Central do Paraná já recebeu 153 autos de infração e teve 13 setores interditados. Além disso, 39 dos 43 ônibus que transportavam trabalhadores foram apreendidos.

Os fiscais fazem vistorias na indústria desde a semana passada e já encontraram vários funcionários em situação de risco. Auditores do MT disseram que muitos empregados correm risco de morte, principalmente aqueles que trabalham com aplicação de veneno e manutenção das máquinas.

A coordenadora dos auditores do MT, Jaqueline Carrijo, afirma que os fatos são gravíssimos. "Encontramos muitas irregularidades trabalhistas, principalmente na parte de segurança e saúde".

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Luercy Lino Lopes, diz que haverá resgate dos trabalhadores encontrados em situação de escravos. "Poderá haver implicação criminal e, para fins de apuração, vamos enviar todos os documentos ao Ministério Público Federal".

A usina tem 1.800 funcionários. Os donos da empresa são de São Paulo e podem ser multados e processados. Nenhum deles comentou a ação do MT.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.