Com as fortes chuvas, granizo e ventos dos últimos dias, cerca de 17.500 moradores da região Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste estão prejudicados no Paraná. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informam que pelo menos 3.200 residências foram atingidas pelos temporais em todo o estado.
Os municípios de Pato Bragado, Laranjeiras do Sul, Toledo, Vera Cruz do Oeste e Ibema foram os que mais sofreram com as chuvas. Os moradores que tiveram casas destelhadas foram atendidos pela Defesa Civil com a distribuição de lonas plásticas. Em alguns locais foi destinada a distribuição de telhas. Nove municípios no Paraná receberam o auxílio das telhas. Outras 20 cidades vão receber o material de acordo com a demanda de cada coordenadoria da Defesa Civil nos locais.
Segundo o capitão da Defesa Civil, Antônio Hiller, os moradores sofreram com a grande quantidade de granizo na região, e logo após, durante esta semana, com as fortes chuvas e ventos. "A Defesa Civil vai continuar com os trabalhos de resgate destas pessoas e com famílias carentes teremos um trabalho na ajuda da reconstrução de casas e telhados", afirma o capitão.
Um serviço de monitoramento meteorológico está sendo realizado pela Defesa Civil para antever problemas futuros com temporais no estado. "Com os dados da previsão do tempo, analisamos e repassamos para todas os municípios os alertas sobre possíveis temporais", diz Hiller.
Maringá
Um temporal que atingiu a cidade de Maringá, região Noroeste, durante a madrugada desta sexta (15), deixou árvores e postos de luz derrubados, prejudicando a rede elétrica na cidade.
De acordo com o sargento Antônio Eduardo Pereira, do Corpo de Bombeiros de Maringá, uma casa foi atingida por um poste que caiu no centro do município e algumas árvores foram arrancadas. "Registramos ventos de aproximadamente 60 quilômetros por hora nesta madrugada. Não houve nenhum ferido", afirma Pereira.
Palmital
Um homem morreu depois de ser atingido por um raio na zona rural de Palmital, na região Central do Paraná, na tarde de quinta (14). No momento do acidente chovia forte e a vítima estava próxima de uma cerca de arame.