Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voo 447

Fragata da Marinha retoma trabalho de buscas nesta sexta

Líder do Senado da França Gerard Larcher joga coroa de flores na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro: homenagem as vítimas do acidente com o Airbus da Air France | Vanderlei Almeida / AFP Photo
Líder do Senado da França Gerard Larcher joga coroa de flores na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro: homenagem as vítimas do acidente com o Airbus da Air France (Foto: Vanderlei Almeida / AFP Photo)

A Fragata Bosísio, da Marinha brasileira, retorna na sexta-feira (19) para a área de buscas. O navio estava em Natal para manutenção de rotina. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (18), pelos comandos da Aeronáutica e da Marinha. Nas buscas desta quinta, foram avistados e recolhidos apenas destroços do Airbus da Air France. As condições meteorológicas não atrapalharam as operações.

Desde quarta-feira (17), participa da operação um avião Fokker F-27 da Força Aérea espanhola. Orientada pelo Centro de Coordenação de Buscas de Dakar, a aeronave tem realizado missões de busca na área em que há maior concentração de destroços.

"Para a Força Aéra, foi a maior missão de busca já realizada até hoje. Foram consumidas mais de mil horas de voo, em duas semanas, operando dia e noite, encobrindo uma distância equivalente a cinco vezes o estado de São Paulo. Nunca a Força Aérea havia realizado missão semelhante", diz o tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica. Cerca de mil militares da Aeronáutica e da Marinha brasileira participam da operação.

"Acreditamos que foi uma operação difícil, mas a Marinha conseguiu rapidamente se mobilizar e oferecer uma pronta resposta à sociedade brasileira. As dificuldades foram enfrentadas com muita bravura pelas tripulações dos navios", diz o capitão Giucemar Tabosa, da Marinha.

A Aeronáutica afirma que a Corveta Caboclo, que transporta grande quantidade de destroços e bagagens a bordo, tem previsão de chegada ao porto do Recife no dia 19 de junho.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris em 31 de maio, às 19h30 (horário de Brasília), e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.