Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Francês passa 35 anos gravando cantos de pássaros no Brasil

O ornitólogo francês Jacques Vielliard passou 35 anos gravando sons da natureza e cantos de pássaros no Brasil. Desde o começo de suas pesquisas no país, na década de 70, foram 30 mil fitas magnéticas gravadas com um material que o pesquisador pretende disponibilizar na internet em três anos.

Com um gravador e um microfone especializados, Vielliard já esteve em todos os ambientes naturais do país captando o som dos animais, entre Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e o cerrado. ''Sempre aparece uma coisa nova. Isso é que é fantástico nesse trabalho'', afirma.

Em suas andanças, que começam antes do dia amanhecer, o pesquisador já descobriu três espécies de pássaros do Brasil e gravou o som de aves que já não existem mais fora do cativeiro. ''O canto tem como função repassar o código de identificação de cada espécie'', diz. As fitas com o material do pesquisador estão preservadas e documentadas em um laboratório. Para preservar o conteúdo das gravações, todo o material está sendo digitalizado. O processo começou há dois anos e sete mil rolos já foram transferidos para arquivos digitais. Em três anos, com o trabalho concluído, o acervo deve ser disponibilizado na internet.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.