O jornalista americano e cofundador do The Intercept, Glenn Greenwald, disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é “profundamente autoritário e louco por censura”.
O jornalista deu a declaração ao comentar uma publicação em que Fernando Cerimedo - coordenador da campanha do presidente argentino Javier Milei - ironizou a visita de Moraes à Argentina.
“O juiz da Suprema Corte do Brasil, profundamente autoritário e louco pela censura, Alexandre de Moraes (que efetivamente governa o Brasil) está visitando a Argentina esta semana. O gestor de campanha do Presidente Milei dá-lhe as boas-vindas dizendo: Ninguém o irá prender aqui pelas suas opiniões”, escreveu Glenn Greenwald na rede social X ao compartilhar o comentário de Cerimedo.
“O autoritarismo genuinamente alarmante deste juiz do Supremo Tribunal no Brasil é tão extremo que mesmo o NYT - obviamente favorecendo Lula em vez de Bolsonaro -, soou o alarme sobre ele semanas antes das eleições de 2022”, completou Greenwald ao compartilhar um artigo em que o jornal The New York Times questiona se o STF não estaria indo longe demais para “defender a democracia”.
Moraes embarcou para Buenos Aires, capital argentina, para participar do Seminário "Atualização do Código Civil Brasil – Diálogo com o Código Civil Argentino", promovido pela revista Justiça e Cidadania. O evento ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, entre 29 de fevereiro e 1º de março.
Ao comentar sobre a visita do ministro, o marqueteiro de Milei ironizou: “Seja bem-vindo, desfrute do nosso país, da nossa liberdade e acima de tudo dos nossos bifes. Visite também a Patagônia e nossas baleias, ninguém vai te acusar de ver ‘muito perto’”.
“Aqui você pode ficar à vontade para comentar o que quiser. Até sobre as eleições no nosso país (um país estrangeiro para vocês) e sobre a teoria da conspiração do uso de milícias digitais e Inteligência Artificial. Não tem problema, faça isso de graça, aqui ninguém vai te perseguir, censurar suas redes sociais, te prender, te trancar na cadeia com criminosos perigosos e traficantes de drogas só por dar sua opinião, entre em sua casa ou hotel para buscar informações como eles fizemos com os jornalistas e muito menos para acusar judicialmente. Sinta-se à vontade, e aproveite essa liberdade de questionar, perguntar e até pensar em coisas conspiratórias, aqui você estará livre para fazê-lo. Você pode até pedir o código fonte dos nossos sistemas, assim como eu fiz antes dessa eleição, que eles também podem te mostrar”, disse Cerimedo em outro trecho da mensagem.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião