• Carregando...
Em foto do grupo, peão segura espécie de teaser elétrico, proibido em leis federais, enquanto aguarda para “preparar” os animais para pular na arena . | Reprodução/Facebook
Em foto do grupo, peão segura espécie de teaser elétrico, proibido em leis federais, enquanto aguarda para “preparar” os animais para pular na arena .| Foto: Reprodução/Facebook

O grupo Londrina Sem Rodeios lançou uma petição online, em forma de abaixo-assinado, pedindo pelo fim da prática no Município. A medida foi tomada diante da repercussão gerada por um vídeo gravado por no último fim de semana e que mostra peões agredindo bois e touros antes de entrarem na arena da ExpoLondrina.

O abaixo-assinado já obteve quase 900 adesões. “A intenção é que os flagrantes se tornem provas de crime de maus-tratos e que a ExpoLondrina de 2015 tenha sido a última com rodeios”, afirmou a ativista Bruna Ontivero.

Veja o vídeo que mostra os animais sendo agredidos em rodeio

As imagens em vídeo, divulgadas na internet pelo grupo Londrina Sem Rodeios mostram peões “preparando” os animais momentos antes de entrarem na arena. Um deles tem um bastão que serve, aparentemente, para espetar os bois. Outro peão também carrega um bastão metálico, de um metro, com o qual bate na cabeça dos animais que esperam para ser montados.

Em mais um flagrante, um peão está sentado na área de “preparo” dos bichos com um bastão amarelo que, afirmam os ativistas, é usado para dar choques e estressar os bois para a competição. O uso de choques em animais em rodeios também é vetado por lei federal. Outras cenas mostram peões repetidamente puxando agressivamente os rabos dos animais por entre as barras de ferro do cercado onde estão confinados.

Em dois dias, o vídeo com o “preparo” dos touros, armazenado na página do grupo nas redes sociais, foi visto quase 26 mil vezes. O material gravado pelos ativistas foi entregue à Câmara de Vereadores de Londrina e, na próxima semana, também chegará para o Ministério Público. O objetivo do grupo Londrina Sem Rodeios é fazer com que o Legislativo local aprove uma lei para impedir a realização de rodeios no Município, incluindo Londrina em uma lista de quase 50 cidades brasileiras onde o evento é proibido por leis ou decisões judiciais.

Empresa nega maus-tratos

A empresa Professional Bull Riders (PBR), responsável pelas competições de montaria na ExpoLondrina, se manifestou nesta quinta (23) sobre as imagens gravadas no último fim de semana e que mostram peões agredindo bois e touros antes de entrarem na arena. De acordo com a assessoria da PBR, o evento segue “todas as regras globais no manejo dos animais” E que touros e bois não são tratados com violência, nem agressões.

Em nota encaminhada para a imprensa, a PBR atesta que já realizou, ao redor do planeta, mais de 300 eventos de montaria e que é “inteiramente comprometida com a saúde, a segurança e o respeito de cada animal que entra em suas arenas”. De acordo com a empresa, “negligenciar um animal seria um dano ao esporte, do qual depende a própria subsistência do competidor e de seus associados”. A PBR não quis comentar os vídeos especificamente.

Nas imagens, a PBR apenas reconheceu que os peões mostrados são empregados da empresa. Defendeu, no entanto, que o contexto é de normalidade e que os procedimentos adotados são regulares e não-violentos. A assessoria da empresa também rejeitou a firmação de que os animais sofrem maus-tratos porque, além de alguns custarem até R$ 500 mil, os animais seriam vistoriados antes e depois do fim das apresentações por veterinários.

Ao JL, a Sociedade Rural do Paraná (SRP) – organizadora da ExpoLondrina - declarou não ter relação com as práticas da PBR, mas assegurou, assim como a empresa, que os shows de rodeio não prejudicam touros, bois ou qualquer animal usado nas montarias no Parque de Exposições Ney Braga.

Esse vídeo foi feito durante o rodeio em Londrina no dia 19 de Abril de 2015 pelo grupo "Ativismo Veg Londrina".Vejam o lado cruel do rodeio!

Posted by Londrina sem rodeios on Tuesday, April 21, 2015
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]