• Carregando...
Baleia é enterrada na praia em Matinhos | Divulgação/Douglas Gerasom
Baleia é enterrada na praia em Matinhos| Foto: Divulgação/Douglas Gerasom

Uma baleia Jubarte - já morta - apareceu na tarde de sábado (18) na orla do balneário Costa Azul, em Matinhos, no Litoral do Paraná. Com cerca de 15 metros de comprimento e pesando 40 toneladas, o animal estava em estado de decomposição avançado, mas não apresentava sinais de agressões.

Jubarte apareceu no balneário Costa Azul, em Matinhos
Divulgação
/ Douglas Gerasom

O biólogo Fabiano Cardoso, que passava pelo local, explicou que a baleia deveria estar morta há alguns dias e foi trazida pelo mar até a orla. O cheiro no local estava forte, por isso uma equipe da Prefeitura de Matinhos providenciou o enterro já no sábado na areia da praia.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a espécie é comum na costa brasileira. As causas da morte ainda serão investigadas, mas uma das possibilidades é de que a baleia estivesse doente e se afastou do bando, o que é uma das características dessa espécie.

O IAP informou também que a prática de enterrar os restos do animal na praia é aceitável, já que se trata de matéria orgânica que vai se decompor - sem gerar riscos ao meio ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]