Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Impasse entre sem-teto e prefeitura traz transtornos à vizinhança no Fazendinha

A ocupação dos sem-teto nas calçadas das Ruas Theodoro Locker, entre os bairros Fazendinha e Cidade Industrial, em Curitiba, trouxe transtornos aos moradores da região. Há mais de dois meses, as famílias ocupam o local e chegaram a bloquear a rua mais de duas vezes. "Eles simplesmente resolvem trancar a rua e tomam todo o nosso direito", disse um morador que não quis se identificar à reportagem da TV Paranaense.

"A noite inteira com o som ligado, dia e noite. Nós estamos nos sentindo totalmente restritos do nosso direito de poder ir e vir", acrescentou outra moradora não identificada. Mais de 40 famílias estão acampadas em barracos que tomam conta da calçada, e não deixam espaço para pedestres. Eles estão no espaço desde o dia 23 de outubro, quando foram despejados do terreno de uma empresa que conseguiu a reintegração de posse na Justiça.

Mais de 800 policiais fizeram a desocupação com a ajuda de bombas de gás e balas de borracha. Até mesmo jornalistas foram atingidos, cena registrada por um cinegrafista ferido no incidente. Dois comandantes da operação foram afastados pela Secretaria de Segurança. No entanto, até agora, as batalhas judiciais não alteraram o cenário.

Por decisão da justiça, as autoridades devem encontrar um outro lugar para assentar as famílias antes de retirá-las do acampamento.

A prefeitura informou que ofereceu abrigo provisório para as famílias que estão acampadas na calçada, mas elas não aceitaram e pediram prioridade na fila de espera da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab). A prefeitura, por sua vez, não concordou, e disse que seria injusto com quem se cadastrou oficialmente no programa e espera por uma casa.

Os moradores defendem que, pelo estado de necessidade social em que se encontram, devem ter preferência nos projetos habitacionais municipais e criticaram a oferta da prefeitura de vagas em albergues por um mês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.