Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Demarcação do território

Índios da Serra do Sol voltam às aldeias após julgamento

Os 400 índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, que estavam reunidos na Vila Surumu, começaram a retornar para suas aldeias, a maioria delas em áreas montanhosas, em regiões de fronteira com a Venezuela e a Guiana. Eles prometem ficar em estado de alerta até a próxima sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da questão da demarcação do território. Assim que a sessão for marcada, eles voltarão a se reunir na vila, na entrada da reserva, para acompanharem a votação dos ministros.

Na noite de quarta-feira (28), eles fizeram um forró para comemorar a reunião dos "parentes", como costumam se chamar, e o voto do relator do processo, o ministro Carlos Ayres Britto, favorável à demarcação em área contínua. A festa, que se estendeu até as duas da manhã, foi animada por música nordestina com cantores índios, tudo embalado por um teclado eletrônico.

O acampamento indígena começou a ser desmontado no início da manhã, quando eles puseram suas redes e malas em caminhões. Antes de partir, os índios ainda participaram de um café coletivo. Os partidários dos arrozeiros, contrários à demarcação em área contínua, haviam feito sua comemoração assim que a sessão foi suspensa, com fogos de artifício. Depois disso foram embora da vila.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.