A Justiça do Trabalho interrompeu uma festa que acontecia na madrugada de domingo (10) no Buffet du Batel, na Avenida Dom Pedro II, no bairro Batel, em Curitiba, para realizar a apreensão de dinheiro e documentos da casa, uma das mais tradicionais da cidade. Segundo a Justiça, o estabelecimento tem dívidas trabalhistas que somariam aproximadamente um milhão de reais.
De acordo com o telejornal Bom Dia Paraná, 20 policiais federais, oficiais de Justiça e o juiz Felipe Calve, da Vara do Trabalho, chegaram por volta das 5h. Os convidados que participavam de um baile tiveram de abandonar o local. Enquanto isso, os oficiais vasculhavam a documentação contábil do Buffet, e apreendiam o dinheiro que estava no caixa.
A quantia deverá ser destinada ao pagamento de ações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. De acordo com o juiz que cuida do caso, a empresa é ré em pelo menos 20 processos na Justiça do Trabalho, que somariam aproximadamente R$ 1 milhão em dívidas.
Já os documentos apreendidos devem servir para a Justiça verificar se há ligações entre o Buffet du Batel e outras empresas, que seriam usadas para o desvio do lucro. "O Buffet du Batel desviava o dinheiro para essas empresas para escapar dos pagamentos ao Poder Judiciário", disse Calve ao Bom Dia Paraná. "A Justiça vem encontrando uma dificuldade muito grande para cobrar essas dívidas. São decisões judiciais para as quais não cabem mais recursos, alguns processos com mais de dez anos. E a empresa vem se mostrando renitente no pagamento disso, ocultando bens e contas correntes", explicou. A Justiça não divulgou a quantia de dinheiro apreendida durante a operação.
A direção do Buffet du Batel afirma que está fazendo acordos para pagamentos das dívidas trabalhistas. E também informa que a empresa continua funcionando normalmente.