Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

100 postos de vacinação contra paralisia infantil devem funcionar no sábado

Todas as crianças com menos de cinco anos devem tomar as gotinhas | Divulgação/Prefeitura de Maringá
Todas as crianças com menos de cinco anos devem tomar as gotinhas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá)

Serão instalados cerca de 100 pontos de vacinação entre creches, farmácias, centros de compras e postos de saúde para imunizar crianças menores de 5 anos contra paralisia infantil, neste sábado (20). A ação faz parte da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite, que será lançada na sexta-feira (19), pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Municipal de Educação Infantil Corujinha da XV. A meta é vacinar 19.931 crianças menores de 5 anos em Maringá, o que corresponde aos 95% exigidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença. A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado. Em raros casos, pode ser necessário que a criança receba uma dose injetável, com um vírus inativo.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.