Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Câmara aprova instalação de biombos em agências bancárias de Maringá

Pelo projeto aprovado pelos vereadores, os biombos deverão ser instalados entre os caixas em que há movimentação de dinheiro e as áreas reservadas aos clientes que aguardam atendimento na fila | Divulgação CMM
Pelo projeto aprovado pelos vereadores, os biombos deverão ser instalados entre os caixas em que há movimentação de dinheiro e as áreas reservadas aos clientes que aguardam atendimento na fila (Foto: Divulgação CMM)

A Câmara de Maringá aprovou nesta quinta-feira (5) o projeto de lei que determina a instalação de biombos nas agências bancárias da cidade. O plano de autoria do vereador Heine Macieira (PP) foi aprovado em primeira discussão por unanimidade (12 votos favoráveis). O projeto ainda será votado em segunda discussão (para a possível inclusão de emendas) antes de seguir para a sanção do prefeito Silvio Barros (PP).

Segundo Macieira, o objetivo da proposta é impedir a visualização das operações financeiras realizadas por clientes de 55 agências espalhadas pelo município. "Constantemente nós temos ouvido notícias de pessoas que são assaltadas depois que deixam as agências bancárias. A nossa intenção é que os usuários tenham um atendimento reservado, o que implicará em maior segurança, principalmente para os que fazem saques em dinheiro nos caixas", explicou.

Pelo projeto, os biombos terão 1,80 metro de altura no mínimo e deverão ser instalados entre os caixas em que há movimentação de dinheiro e as áreas reservadas aos clientes que aguardam atendimento na fila. O autor do projeto, que é líder do governo na Câmara, acredita que a lei entre em vigor a partir de setembro deste ano.

"Para criarmos o projeto, iniciamos uma pesquisa em 2009 com vários municípios que contam com esta lei. Todos foram unânimes em dizer que caíram os índices de assalto nas proximidades de bancos", afirmou. Esse é o segundo projeto de Lei proposto por Macieira, que envolve segurança nas agências bancárias. O primeiro tratou sobre a instalação de guarda-volumes no hall de entrada e foi aprovado por unanimidade, em maio deste ano.

Bancos terão 120 dias para adequação

Caso a lei seja sancionada, as agências bancárias terão um prazo de 120 dias para se adequar. Os estabelecimentos que infringirem a lei serão advertidos, podem ser multados em até R$ 400 mil e caso persista na inadequação, perder a licença. A fiscalização ficará por conta do município.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Claudecir de Souza, se mostrou favorável à medida. "Já existem projetos semelhantes em Curitiba e Foz do Iguaçu e com resultados satisfatórios. Isso vai ajudar a dificultar um pouco a ação dos criminosos e com nenhum ônus aos bancos, que vem obtendo resultados fantásticos", disse o representante da categoria.

A reportagem tentou contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no final da tarde desta quinta, mas a assessoria não nos atendeu para comentar o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.