O governo estadual autorizou para este ano e 2011 a contratação de 598 professores em 13 instituições de ensino superior do Paraná. A determinação veio pelo decreto 6.841, assinado pelo governador Orlando Pessuti no último dia 27 de abril, que autoriza a abertura de concursos públicos nos dois anos.
A medida busca fazer a substituição gradual dos contratos temporários. O maior número previsto de contratações ficou para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com 109 professores (55 este ano), seguido pelas universidades de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), com 104 contratações.
Somente este ano, a UEM poderá fazer concurso para a contratação de 57 docentes. No entanto, novas seleções devem ser realizadas no segundo semestre de 2010. Segundo a diretora de recursos humanos da instituição, Rosângela Rodrigues, em função do período eleitoral, novos concursos devem ser homologados até julho. "Não temos mais tempo hábil para isso. Portanto, novos concursos devem ser abertos no final do ano e homologados em 2011", explicou. Ainda de acordo com Rosângela, candidatos de concursos anteriores podem ser chamados ainda este ano para suprir vagas em algumas áreas.
Decreto
Ainda de acordo com o Decreto 6841, as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) ficaram autorizadas a manter 38.323 horas de contratos temporários, correspondentes a 960 docentes, para o período de 2010 e 2011. Desta maneira, além de iniciar os procedimentos relativos à abertura de concursos, as instituições ficam autorizadas a renovar contratos temporários e/ou abrir testes seletivos. Já para o ano de 2012, a carga horário remanescente ficará sujeita à prévia análise e nova autorização governamental.