- Multas aplicadas em Maringá dão salto e cidade já é vice-líder em infrações
- Prefeitura estuda inclusão de disciplina sobre educação no trânsito nas escolas municipais
- Mãe da menina de 4 anos que morreu em acidente é a 61ª vítima do trânsito de Maringá
- OAB articula criação de Vara para julgar crimes de trânsito em Maringá
Lideranças de Maringá vão criar uma força-tarefa para diminuir a quantidade de mortes, acidentes e infrações no trânsito da cidade. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28), representantes da Secretaria dos Transportes (Setran), 4º Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público, entre outros órgãos, começaram a definir as ações, que só devem ser divulgadas na próxima semana, durante uma coletiva de imprensa.
De acordo com o comandante do Pelotão de Trânsito do 4º BPM, tenente Roberto de França, um novo encontro será realizado nos próximos dias para definir datas e o modo de operação. "O trabalho está em fase de estruturação e as ações serão formatadas até o início da próxima semana. Na terça-feira (3) apresentaremos como será feita esta operação para a imprensa", explicou.
Segundo o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, a campanha "Tolerância Zero" precisará do apoio da população. "Teremos uma série de ações para minimizar os problemas existentes. Será uma somatória de esforços de diversas representatividades, mas que só terá sucesso com a contribuição da comunidade", afirmou o secretário, que prefiriu não adiantar quais ações serão tomadas.
A "tolerância zero" contra os infratores havia sido anunciada por Guerlles no último dia 19, após um final de semana com três mortes no trânsito maringaense.Uma das vítimas foi uma criança de três anos, que morreu após uma caminhonete cruzar o sinal vermelho e bater em três carros e 10 motos que estavam estacionadas. A mãe da menina, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita também morreu no dia 21.
Maringá já tem 61 vítimas no trânsito
Somente este ano, 61 pessoas morreram no trânsito de Maringá. A quantidade supera o número de mortes em todo ano passado, quando o município teve 58 vítimas.
Apesar de ter a 3ª maior frota do estado, Maringá já é a vice-campeã de multas em 2010. As infrações registradas deram um salto. Entre janeiro e maio de 2009 foram 28 mil multas aplicadas, número que subiu para 44 mil no mesmo período de 2010, segundo o Detran-PR.
O número é 57% maior que o registrado no mesmo período do ano passado: 28 mil. Nos cinco primeiros meses deste ano, as câmeras da Setran flagraram 10 mil avanços de sinal vermelho, que já são a segunda maior causa de infrações na cidade.