Uma operação da Polícia Militar e Civil de Cianorte, região Noroeste do estado, cumpriu 19 mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (11). A ação resultou na prisão de quatro pessoas em flagrante, apreensão de 50 pedras de crack, 60 gramas da droga em tablete, 15 aparelhos eletro-eletrônicos de origem suspeita e um colete de segurança.
De acordo com o comandante da 3ª. Companhia da Polícia Militar em Cianorte, capitão Elias Ariel de Souza, a operação "Natal sem Drogas", está sendo planejada há 20 dias. Os mandados foram expedidos na terça-feira (9) e foram cumpridos desde as 6 horas desta quinta-feira (11). A operação envolveu cerca de 60 policiais, militares e civis. Segundo o capitão, foi feito um mapeamento dos principais pontos de tráfico de Cianorte, por meio do disque-denúncia 181, do Governo do Estado.
Segundo a polícia, em uma residência na Zona 7 foi preso Welton Luiz Lima de Moraes, conhecido como Pingüim, fugitivo da carceragem da delegacia de Cianorte. Ele é acusado de assassinar um dentista em Cruzeiro do Oeste no início de outubro. Junto com ele também foram presos Thiago Mussolini da Silva e um adolescente, autuados por favorecimento a foragidos e suspeita de prática de assalto. Os dois foram liberados em seguida por falta de provas.
Todos eles estavam na residência do traficante Reinaldo Bispo, preso pelo homicídio de um menino de 12 anos. O assassinato teria sido motivado por dívidas de drogas. Na casa foram encontrados diversos aparelhos eletro-eletrônicos e um colete antibalístico, que pode ter sido usado para cometer assaltos, segundo a polícia.
Durante a operação, também foi preso Eduardo Francisco Álvaro, por tráfico de drogas. A polícia encontrou diversas pedras de crack em sua residência, na Vila Operária. De acordo com o capitão Souza, dos 19 lugares que a polícia abordou, em 14 foram encontrados drogas ou objetos de origem suspeita. "Na maioria das casas encontramos eletro-eletrônicos, celulares, entre outros. Os proprietários terão que apresentar a documentação comprovando a posse", fala.
A operação Natal sem Drogas ainda não foi concluída, e outras buscas devem ser realizadas até o final do ano. "Fizemos essas abordagens para diminuir o número de assaltos e tráfico de drogas no fim de ano. Nossa intenção é tornar o Natal mais tranqüilo em nossa cidade", definiu o capitão da PM.