A Secretaria Municipal de Transportes (Setran) começou nesta semana as obras em canteiros de quatro avenidas da região central de Maringá, que a partir desse mês receberá o Sistema Binário. No total serão feitas 55 agulhas que permitirão a transposição dos veículos de um lado da avenida para outro, quando houver necessidade de conversão à esquerda ou direita.
Inicialmente, as obras para a transposição estão sendo realizadas nas avenidas Duque de Caxias e Herval, que passarão a ter sentido único a partir do dia 17. Já na próxima semana, os trabalhos serão focados nas avenidas São Paulo e Paraná, que recebem as agulhas para a preparação da mudança de sentido que ocorrerá a partir do dia 1º de fevereiro.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Walter Guerlles, os locais para as implantações das agulhas foram selecionados com critério. "Faremos o trabalho preservando o meio ambiente e evitando a retirada de árvores", explica.
Além das agulhas e da mudança dos semáforos (que já estão sendo efetuadas), a Rua Arthur Tomas terá o sentido invertido entre as avenidas Herval e São Paulo, dando fluidez ao sistema Binário, assim como ocorreu em ruas das Zonas 7 e 2. De acordo com a assessoria de comunicação do município, as obras são realizadas com recursos do Fundo Municipal de Transportes por uma empresa vencedora da licitação.
Mudança
A partir do dia 17 de janeiro, as quatro vias da Avenida Herval terão sentido Avenida Colombo Catedral, enquanto a Avenida Duque de Caxias fará o sentido Catedral Colombo. No dia 1º de fevereiro as alterações serão realizadas nas avenidas São Paulo que passa a ter sentido Avenida Tiradentes Avenida Colombo, e Paraná que fará sentido Colombo Tiradentes.
Nesta última etapa de alterações nas vias, Guerlles pede atenção redobrada dos pedestres e ciclistas. "Vamos mexer com a rotina das pessoas que ao invés de olhar para os dois lados das avenidas na hora de atravessar a via precisarão observar apenas um sentido. Por isso para evitar acidentes a Setran vai intensificar a presença de agentes de trânsito na área central, reforçar a sinalização horizontal e vertical e colocar faixas nas vias orientando sobre as mudanças. Mas o principal é a colaboração dos motoristas que devem trafegar devagar e utilizar as agulhas somente quando houver necessidade de converter para a esquerda ou direita, e dos ciclistas e pedestres que devem estar atentos para atravessar as vias", recomenda o secretário de Transportes.
Avaliação
O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado. Conforme estatísticas de outubro do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), são cerca de 217,5 mil veículos para uma população de 335,5 mil habitantes, média de 1,54 moradores para cada carro. Em seguida aparecem: Curitiba (1,62), Londrina (1,93), Ponta Grossa (2,46) e Foz do Iguaçu (2,98).
As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. "Quando há mudanças em costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as reclamações foram menores do que havíamos previsto".