Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prevenção

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe

Este ano serão disponibilizadas 54 milhões de doses | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Este ano serão disponibilizadas 54 milhões de doses (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) a Campanha de Vacinação contra a gripe. A campanha começa no dia 4 de maio e o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas. Serão disponibilizadas 54 milhões de doses. A campanha movimenta um investimento de R$ 500 milhões somente em vacinas, segundo Carla Magda Domingues, coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do MS.

No Paraná, a meta estipulada pelo MS é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, mas, segundo a diretora do Centro Estadual de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cleide Aparecida de Oliveira, o objetivo é atingir uma taxa de vacinação superior a 90% da população prioritária. O Paraná deve receber 2,9 milhões de doses da vacina trivalente, que estarão disponíveis em todas as 2,5 mil unidades de saúde do estado até o dia 22 de maio, quando a campanha acaba.

Cleide destaca a importância de tomar a vacina com números: em 2012, foram notificados 680 casos de influenza (internação e UTI) no Paraná, desses, 59 resultaram em óbito; em 2013, o número de casos subiu para 906 e o de mortes, para 67; em 2014, foram 228 casos e 16 falecimentos – desses, 11 pessoas faziam parte do grupo prioritário, mas não foram imunizadas. A maioria das mortes ocorreu em decorrência de complicações da gripe A. Nesses primeiros meses de 2015, já foram registrados 3 casos de influenza tipo B, sendo que uma mulher com mais de 60 anos morreu.

Prioridade

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prioridade é que sejam vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e presos. Trata-se dos grupos mais propensos à doenças respiratórios.

Nessa avaliação também se incluem estudos sobre epidemias e comportamento de infecções respiratórias.

“Nosso objetivo é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos”, disse na manhã desta quinta-feira (30) o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina pretende proteger contra três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. As vacinas estarão disponíveis em 65 mil postos de vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar o cartão de vacinação e identificação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.