As obras para a contenção da encosta no km 31 da BR-277, em Morretes, começaram nesta segunda-feira (1º.) e devem durar entre 90 e 120 dias, de acordo com informações da concessionária Ecovia que administra o trecho.
Na manhã de sexta-feira (26) aconteceu um deslizamento de terra no km 31, no sentido Curitiba. Por esse motivo, as duas pistas do retorno das praias para a capital foram bloqueadas e o tráfego foi desviado para as duas pistas do sentido Litoral uma está sendo utilizada pelos motoristas que sobem a serra e a outra pelos que descem.
Durante as obras, a BR-277 ficará em pista simples. Mas, se houver congestionamento, uma das faixas do sentido Curitiba poderá ser liberada temporariamente. "Em dias de alto fluxo operações especiais serão realizadas no local, abrindo uma das faixas da pista que leva a Curitiba, o que vai evitar filas naquele ponto da estrada", afirmou o diretor-superintendente da Ecovia, Evandro Couto Vianna.
Obras
Na primeira fase das obras será feita a drenagem do pé da encosta e também será construído um muro de contenção composto por pedras e solo compactados. Na segunda fase serão retirados 30 mil metros cúbicos de terra do local. A seguir a encosta receberá dispositivos para o escoamento da água. A encosta tem 30 metros de altura.
Congestionamento
De acordo com a Ecovia, o trânsito estava lento, por volta das 18 horas, nos dois sentidos do km 31.
Além disso, havia fila de caminhões para entrar no Porto de Paranaguá. O congestionamento acontecia entre os kms 4 e 8, onde os referidos veículos esperavam no acostamento para poderem chegar ao porto.
No restante da rodovia o tráfego fluia normalmente, segundo a concessionária.