Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) nas cidades de Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais na manhã desta quinta-feira (18). O trabalho faz parte da Operação Três Oitão, que tem o objetivo de coibir o comércio ilegal de armas de fogo, munição e acessórios na capital e região metropolitana.
Segundo a PF, as investigações que levaram à deflagração da operação começaram há seis meses. Entre as pessoas investigadas estariam policiais, colecionadores de armas e atiradores desportivos, que estariam desenvolvendo atividades como receptação de armas de origem suspeita, adulteração, clonagem de numeração e venda, além de contrabando de armas e munições do Paraguai.
Entre os objetos apreendidos estão pistolas, revólveres, carabinas, escopetas e armas com mira telescópica, segundo o telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPC TV.
De acordo com a PF, o lucro obtido com o comércio ilegal de armas chega a ter valores comparáveis ao do tráfico de drogas desde o advento do Estatuto do Desarmamento, em 2003. Com o aumento na repressão ao tráfico de armas, o preço dos produtos no mercado clandestino teria se elevado rapidamente.