O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, saiu da UTI no início da tarde deste sábado (26), de acordo com a assessoria do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Ainda segundo o hospital, o estado de saúde de Niemeyer é estável, ele passa bem e respira sem ajuda de aparelhos. Ele agora está na unidade de tratamento intermediário.
O arquiteto foi internado na última quarta-feira (23), passou por uma cirurgia para retirada da vesícula na quinta e seguiu para a UTI. Nos próximos dias, ele deve ser submetido a exames de rotina pós-operatória.
No dia 11 de junho deste ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Internação em 2006
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.
Em abril deste ano, o arquiteto centenário voltou aos canteiros para acompanhar a obra do Caminho Niemeyer, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A construção de nove prédios, que irão se juntar a três que já foram erguidos, será o maior complexo arquitetônico assinado pelo arquiteto.