Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Outros cinco prédios da região central têm risco de serem interditados

Menos de uma semana depois da interdição do Edifício Don José, na esquina das ruas José Loureiro e Monsenhor Celso, outros cinco prédios também podem ser interditados pela Comissão de Seguranças de Edificações e Imóveis (Cosedi). Segundo o órgão de fiscalização da prefeitura de Curitiba, todos os prédios ficam na região da Praça Rui Barbosa e apresentam características semelhantes com o Edifício Don José. Não há risco de desabamento em nenhum dos prédios.

"Há pelo menos 5 ou 6 anos estamos fazendo vistorias nos locais e pedindo melhorias, mas nada foi feito até agora. Os edifícios apresentam riscos de incêndio, por causa das instalações elétricas antigas, riscos de pedaços da fachada e de janelas cairem, não têm para-raios e apresentam sistema de precaução de incêndio inoperante", disse Jorge Castro, engenheiro da Cosedi.

O engenheiro afirmou que dos cinco prédios, um tem 22 andares e os outros quatro são menores, têm entre três e quatro andares. "Essa semana vamos fazer novas vistorias e, se não encontrarmos as obras das reformas necessárias, os prédios podem ser interditados. Caso for constatado que a situação permanece inalterada vamos tomar a mesma atitude feita com o Don José", explicou Castro.

Castro disse que todos os síndicos dos prédios foram avisados e sabem que os locais podem ser interditados. "É a mesma situação do Edifício Don José", definiu.

Primeira interdição

Nesta segunda-feira (9), o síndico Maurício Cheratzki, do Condomínio Edifício Don José, pediu a instalação de uma tela protetora para o lado de fora do prédio. "Será colocada de forma preventiva, para que não haja perigo nenhum para as pessoas que passam pela calçada. A tela será colocada por engenheiros", afirmou.

O prédio segue interditado, mas os moradores não foram obrigados a deixar o local. De acordo com a Cosedi, quando começarem a ser feitas as reformas o órgão pode acabar com a interdição. "Todas as obras estavam no cronograma, mas a atitude da prefeitura fez com que começássemos as reformas a toque de caixa, em tempo recorde", disse Cheratzki.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.